[GTER] RES: Viramos piada na internet mundial

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Sep 23 14:58:48 -03 2013

On Mon, 23 Sep 2013, Raimundo Santos wrote:

> Vontando ao assunto - levando em conta que o Brasil não é tão piada assim:
> seria interessante ajudar a tirar dos EUA essa centralidade do tráfego
> mundial.

humm, me parece que há mais tráfego atualmente pela Europa do que pelos
Estados Unidos. E a turma do Pacífico também vem aumentando seu tráfego
muito rapidamente. Essa tal centralidade certamente não é de tráfego.

> Creio, e posso mesmo estar enganado, que as dimensões do Brasil
> podem ajudar a passar esse tráfego.

Faça uma simples comparação entre o que passa no PTT/Metro de São Paulo,
que representa uma fração bem importante do tráfego nacional, com o PTT de
Amsterdam (acho que ainda é o maior do mundo), que você verá quais são as
dimensões do Brasil no cenário de Internet. De fato as dimensões físicas
mais atrapalham que qualquer coisa, que o diga quem se esforça para levar
os preciosos bits para a Região Norte.

> Eu não consigo acreditar na tal neutralidade da rede, mas para todos os
> efeitos políticos (i.e.: tudo que está nas papeladas burocráticas
> internacionais...), ela é. Contra exemplo da neutralidade é o que os EUA se
> sentem no direito de fazer com os dados confiados as empresas que lá estão.
> Outro contra exemplo é o que a China faz para controlar o que seus cidadãos
> acessam. Onde foi parar a neutralidade?

a neutralidade de que fala o marco civil não é isso.

> Assim sendo, não vejo um grande problema nessa possiblidade de exigência
> dos dados estarem aqui, aliás, vejo oportunidades para melhoria na nossa
> infra de interconexão interna e, quem sabe, uma melhor distribuição do
> acesso (barateamento, maior qualidade, etc etc etc).

isso é uma grande bobagem, dessas que o pessoal dos mais altos escalões do
governo adora falar, sem consultar, ou ignorando os seus assessores. e são
essas bobagens que nos transformam em piada.

-- Danton.