[GTER] RES: Viramos piada na internet mundial

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Mon Sep 23 12:55:29 -03 2013

Nosso país é tanto a piada quanto a menina dos olhos no exterior. Nosso
país tem essa peculiaridade.

E também a peculiaridade de criar uma palavra quando ela faz sentido,
quando há motivação histórica.

Também tem a peculiaridade de uma história que cumina na pizzaiada (ops,
essa palavra não existe no vocabulário, malzae!) e na roubalheira (essa
existe?) que vemos no dia a dia político - sem falar nas mesmas coisas só
que no setor privado. Porém nenhum país do exterior está livre disso, nem
mesmo os modelos nórdicos de sociedade, nem mesmo os modelos suícos, quem
dirá os modelos norte-americanos. A única diferença que vejo é que, ainda
com todos os problemas de corrupção, há uma preocupação genuina com a
sociedade. Aqui, a preocupação é mais uma propaganda política, e só.
Infelizmente.

Política é bem mais complicado - e nisso está sua beleza! - do que podemos
discutir aqui na lista. Aqui, as argumentações serão fracas. O objetivo da
lista não é esse, então não há porque exigir ou esperar uma unidade
política ou uma unidade ideológica (que vai levar um ou outro a escrever
Presidenta...); não ajuda em nada responder que é uma vergonha ou piada o
outro participante se expressar através de sua ideologia.

----

Vontando ao assunto - levando em conta que o Brasil não é tão piada assim:
seria interessante ajudar a tirar dos EUA essa centralidade do tráfego
mundial. Creio, e posso mesmo estar enganado, que as dimensões do Brasil
podem ajudar a passar esse tráfego. Talvez o esforço político, infelizmente
pressionado por nós, deveria estar nessa direção.

Eu não consigo acreditar na tal neutralidade da rede, mas para todos os
efeitos políticos (i.e.: tudo que está nas papeladas burocráticas
internacionais...), ela é. Contra exemplo da neutralidade é o que os EUA se
sentem no direito de fazer com os dados confiados as empresas que lá estão.
Outro contra exemplo é o que a China faz para controlar o que seus cidadãos
acessam. Onde foi parar a neutralidade?

Assim sendo, não vejo um grande problema nessa possiblidade de exigência
dos dados estarem aqui, aliás, vejo oportunidades para melhoria na nossa
infra de interconexão interna e, quem sabe, uma melhor distribuição do
acesso (barateamento, maior qualidade, etc etc etc).

Também acho bobagem achar que é pra ontem isso. Nem a minha ideia (que não
sei dizer se é original, se não for, me indiquem!), nem a ideia do atual
governo são fatídicas no curto prazo. Não tem como fazer isso agora já.

[]s