[GTER] Que tipo de ISP resiste melhor a falta de energia: wireless ou cabeado?

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Sun Sep 22 22:59:48 -03 2013

Aloha,

Estou montando um projeto de conectividade para uma empresa que apesar de
estar no centro da cidade sofre com repetidas faltas de energia no bairro.
Talvez por se tratar de uma rede elétrica antiga ela falhe tanto,
principalmente quando chove.

Já providenciei a instalação de dois geradores e eles tem operado bem.
Agora estou avaliando a conectividade do fornecedor. Tenho no local tanto
opções cabeadas (fibra) como wireless por frequência licenciada. Prefiro
contratar dois fornecedores diferentes do que um com dupla abordagem.

Nesse contexto, queria saber a opinião dos frequentadores desta lista. Que
tipo de meio físico costuma ser mais resistente a queda de energia na
região: wireless ou cabeado? Fico inclinado a pensar em wireless pois é
fácil alimentar por muitas horas torres/células com bateria de
moto/carro/caminhão. Muito embora as redes de fibra ótica cobrem grandes
distâncias apenas com passivos, sem ativos.

Esse assunto depende tudo do capricho do fornecedor ao montar o backhaul
dele independente do meio físico ou o meio físico pesa? Desde já agradeço
pela atenção dispensada.

Abraços,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)