[GTER] Viramos piada na internet mundial

Ricardo Patara patara at registro.br
Thu Sep 19 12:02:55 -03 2013

Prezado Douglas, permita-me descordar com opiniões pessoais minhas

> Reitero:
> Normas como Sarbanes Oxley exigem que os bancos mantenham os dados dentro
> do território nacional. E já há um certo tempo que isso veio como medida
> imposta por órgãos reguladores também US-Centric.

isso além de privacidade tem outros interesses políticos, econômicos,
etc. E talvez por isso seja bem implementado e respeitado.

> Porque é tão absurdo assim replicar esse conceito para
> Google/Facebook/MS/Yahoo/etc?

para que?

Por exemplo, facebook. O que é privado ali e que precisar ser protegido?
Quais clausulas de privacidade e compartilhamento de dados com o
Facebook, nesse exemplo, já não incluem que os dados serão
compartilhados. E ai, não importa onde estão.

Outro ponto, um email pode até ter seu conteúdo "protegido" antes de ser
enviado... depois não.
Google poderia armazenar dados dos seus usuários brasileiros no Brasil.
Mas o que fazer depois que o email é enviado a alguém de fora?

Se um quer/precisa de privacidade... não compartilhe "livremente"
informações que devam ser confidenciais.
Não use um provedor de email que tem usuário como "produto consumível".
Utilize criptografia (que de forma geral, é ainda um bom mecanismo)

[]s