[GTER] Qual no-break escolher?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Sep 18 12:30:36 -03 2013

"Vc pode sentir redução na conta de energia elétrica" -> Informação
inverdadeira!

Sim, usar 220V é uma opção mais adequada em um DataCenter!
Mas não em decorrência de eficiência energética.

O motivo pelo qual se justifica o uso de 220V em tensão Fase-Neutro é que a
corrente necessária para se produzir uma determinada potência em 127V é
cerca de 73% maior que em 220V.
Isso significa que em um equipamento de infraestrutura, por exemplo uma
calha de tomadas com isolação p/ 750V e com capacidade de corrente de 25A,
pode suportar uma potência maior em 220V do que em 127V.
  No exemplo acima:
   - 127V x 25A = 3.175VA
    - P/ F.P.=1 -> 3.175W
   - 220V x 25A = 5.500VA
    - P/ F.P.=1 -> 5.500W

Como esses equipamentos de infraestrutura, por norma, já tem uma isolação
de 750V(ou até de 1KV), a relação
"custo_da_instalação/potência_nominal_da_instalação" é menor em 220V do que
em 127V.

Que fique claro que isso refere-se ao custo de instalação, e não de
operação.
Ou seja: Sua conta de energia NÃO VAI FICAR MENOR porque está usando 220V!

Um certo embasamento para o MITO de que "220V gasta menos" surge quando
empresas que estavam operando em 127V e em potência nominal acima do
suportado pela instalação e alteram sua tensão de operação para 220V.
Isso faz com que a corrente exercida sobre a instalação seja reduzida p/
dentro do máximo suportado e perdas por Joule sejam significativamente
reduzidas.
Já ouvi algumas vezes algo como "Antes esse quadro de disjuntores fervia,
depois que mudamos para 220V ele ficou normal."

Um outro aspecto interessante, já que o Mr. Fontinelle está nessa pegada de
escolher o no-break, é saber que para no-breaks de maior capacidade é mais
raro a existência de opção por 127V.
Além de o custo do KVA_suportado em no-breaks 127V ser maior que em
no-breaks 220V(Tiristores maiores custam mais caro!).

Um CONTRA para o 220V é a existência de equipamentos legados sem suporte a
essa tensão.
Mas nos dias de hoje, são raros os equipamentos, e isso é facilmente
contornável(troca a fonte, usa um auto-trafo dependo da potência, ou até
troca o equipamento).

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação