[GTER] Decisão judicial: compartilhar internet NÃO É MAIS CRIME

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Fri Sep 13 23:04:40 -03 2013

Meu caro, esse tipo de argumento eu já ouvi muito, inclusive de "provedores" que turbinam seus links com ADSL... Não estou dizendo que é o seu caso, em absoluto.
Apenas os provedores precisam compreender que o problema não é o "gatonet", mas sim a idéia de que há reserva de mercado para pequenos empreendedores. Isso foi plantado na separação do Valor Adicionado de telecom, no art 186 da LGT ("as operadoras devem explorar apenas o serviço objeto da licença e nenhum outro") mas desde que o provedor de 3 letras quis acabar com os afiliados e virar "web flanelinha" autenticando ADSL sem ter estrutura de internet (e sob a complacência da agência dita reguladora) a separação ACABOU
Com a nova licença a R$400 a agência simplesmente admitiu que não tem como fiscalizar.
Dou outros exemplos para ilustrar o tema. O que aconteceu com as empresas de pager? E mais recentemente, com as operadoras de MMDS? O mercado mudou e elas não se adaptaram.
Então o mercado para provedores agora se divide em:
- high-end (operadoras, que com seus combos querem o usuário de R$100 ou mais), com gigas de link, hiper caches (google, netfix, peerapps) e afins
- "Gatonets" que cobram valores tão baixos quanto R$9,90 por mês (isso mesmo, recebi num sinal de trânsito uma oferta dessas) e vendem planos de baixa velocidade (porque convenhamos que um ADSL turbinado não pendura tanta gente assim)
- Provedores, que precisam se encaixar entre os "gatonets" e as operadoras, com serviços atendimento e qualidade (provedor pequeno atualmente tem varias centenas de megas, provedor médio já tem giga ou mais, não tem como comparar com um "gatonet")
!3runo Cabral