[GTER] Recomendações Mikrotik, VLAN, PPPOE, DHCP, IPv6.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Sep 13 15:38:28 -03 2013

2013/9/13 BinaryCrash <binarycrash at gmail.com>

> [...]
> que mais deu certo, o que mais gerou problemas.
>
> Acho que isso será de grande valia pra mim e demais da lista.
>
> Já vi alguns tipos de redes mikrotik, redes totalmente em bridge, redes com
> ospf, bgp.
> IPs estáticos configurados manualmente e redes com DHCP.
>
> Em algumas situações destas você não tem como evitar de um cliente enxergar
> o outro diretamente, exemplo uma rede bridge, clientes acessando mesmo CIDR
> /24.
>
> O que vocês sugerem para evitar cliente enxergando o outro, manter o

Bridge com horizon.

http://wiki.mikrotik.com/wiki/MPLSVPLS#Split_horizon_bridging

Apesar de estar na página de VPLS, se aplica a outras formas de bridging.

Para que os clientes do mesmo bloco consigam então se falar através do
concentrador, precisa ligar proxy ARP:
http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/ARP#Proxy_ARP

> Atualmente, uma rede bridge é problema? +/- 2 mil conectados.

Sim, é. Use VPLS.

> O que sugerem?
> E o PPPoE em uma rede sem bridge?

Iria requer um /30 por cliente, o que é inviável num mundo de IPv4 se
esgotando.

Rubens