[GTER] Recomendações Mikrotik, VLAN, PPPOE, DHCP, IPv6.

BinaryCrash binarycrash at gmail.com
Fri Sep 13 15:30:05 -03 2013

Prezados,

Gostaria da opinião de vocês quanto a implementação de redes WISP (Provedor
Internet a Rádio + Fibra) usando mikrotik.
A questão não é se usa ou não mikrotik, mas saber da experiência de vocês o
que mais deu certo, o que mais gerou problemas.

Acho que isso será de grande valia pra mim e demais da lista.

Já vi alguns tipos de redes mikrotik, redes totalmente em bridge, redes com
ospf, bgp.
IPs estáticos configurados manualmente e redes com DHCP.

Em algumas situações destas você não tem como evitar de um cliente enxergar
o outro diretamente, exemplo uma rede bridge, clientes acessando mesmo CIDR
/24.

O que vocês sugerem para evitar cliente enxergando o outro, manter o
controle de banda?
PPPoE? VLAN?
Temos as versões estáveis do RouterOS 5.26, mas já estamos entrando nos
cloudcore com versão 6.4.
E também IPv6.

Pelo que andei lendo para IPv6 o DHCPv6 seria muito útil, mas estou focando
inicialmente no IPv4 mesmo.

Neste WISP atualmente com 2 redes, uma em bridge, e outra com OSPF usando
nbma.
Uma rede não enxerga a outra, estão separadas fisicamente.

Atualmente um cliente consegue banda direta entre outro cliente por não
passar pelo concentrador, que controla a banda. Acabo tendo que por o
limite de banda direto no rádio do cliente também.

Já pensei em VLAN, mas também ouvi falar que isso já deu muito problema no
mikrotik quando implementado junto com VPNs e bugs "clássicos" do RouterOS.

Antes de eu começar os testes de lab, gostaria da opinião de vocês.
Atualmente, uma rede bridge é problema? +/- 2 mil conectados.
O que sugerem?
E o PPPoE em uma rede sem bridge?

Muitos podem querer me mandar estudar, isso já estou fazendo, sempre vou
atrás e nunca paro.
Aqui o que estou pedindo é a opinião, o que é melhor baseado na experiência
que já tiveram?

Obrigado pela colaboração.

--
Tiago.