[GTER] Sobre obrigatoriedade de data centers no Brasil

Sérgio Neves sergio-neves at r7.com
Thu Sep 5 22:24:30 -03 2013

Julião,

   Obrigado pela dica, vou comprar para aprofundar um pouco mais meus
conhecimentos sobre esse tema. É um tema muito interessante que gosto de
ler.

   Agora, com todo respeito a experiência de vocês nessa área, depois da
reportagem (ink abaixo) voltei a ficar com o pé atrás. É um assunto
delicado, principalmente porque aprendemos algo que corre o risco de ser,
digamos, uma meia verdade. Minha disciplina sobre critografia na faculdade,
subiu no telhado.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/nsa-teria-capacidade-de-quebrar-criptografia-usada-na-web-diz-jornal.html

   Entendo que a probabilidade de se manter privacidade na internet com os
EUA controlando tudo é reduzida, perto de zero. Isso parece uma armadinha,
pois temos a impressão de que estamos protegidos. De certa forma, fica a
impressão de que é assim que eles querem que você pense.

   Ainda vai passar muitos milhões embaixo dessa ponte até que o Brasil
tenha um sistema que possamos dizer que é seguro. Capacidade profissional
eu tenho certeza que nós temos, e de sobra.

   Sérgio