[GTER] Sobre obrigatoriedade de data centers no Brasil

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Sep 5 23:31:03 -03 2013

On Thu, 5 Sep 2013, Humberto Galiza wrote:

> O pilar de sustentação da criptografia, de uma maneira bem grotesca, não
> é o algoritmo, que deve/pode ser de conhecimento publico, mas sim na
> dificuldade em obter as chaves que o fazem funcionar. Assim,
> criptografia é matemática, e não tecnologia.

correto.

bobagem. criptografia é tecnolocia/ciência bem conhecida, há gente boa no
ramo no brasil. se quer saber sobre isso leia o livro que recomendei em
outra mensagem desta thread, Modern Applied Cryptography do Bruce
Schneier.

o grosso da criptografia moderna se baseia no fato de que é
computacionalmente caro (sim, estude também teoria de algoritmos e de
informação!) executar certas funções que se tornam triviais quando se
conhece um determinado parâmetro, a chave. disse CARO, não disse
IMPOSSÍVEL. É bem provável que o tamanho de chave que se usa na prática
não seja páreo para os recursos de computação de caras como NSA, MI6 ou
DGSE, especialmente depois que computadores quânticos passaram a ser
disponíveis recentemente. quer comprar um? http://www.dwavesys.com/ ou vá
lá diretamente:

D-Wave Systems Inc.
3033 Beta Avenue
Burnaby, British Columbia,
Canada
V5G-4M9

ah, sim, o Brasil não tem computador quântico próprio. com o MCT jogado às
traças por mais de uma década não se espera que tenha mesmo. O governo não
faz a lição de casa, depois reclama.

agora, toda vez que alguem desse governo abre a boca para falar de
assuntos tecnológicos ou científicos, sai de baixo que aí vem m****.

controle dos USA sobre a internet? você se refere ao ICANN? ao IANA? é
melhor se informar melhor sobre a estrutura de governança da internet,
começando pelo próprio Brasil: http://www.cgi.br/

sugiro também participar da ISOC (Internet Society), que tem um ramo
brasileiro ativo, com uma boa lista de discussão, e gente de alto gabarito
participando. http://www.isoc.org/ para o site internacional e
http://www.isoc.org.br/ para o ramo brasileiro. A propósito, eu discordo
de muita coisa lá, mas é muito bom existir um forum onde se pode discordar
sem ser fuzilado fisica ou metaforicamente.

-- Danton