[GTER] DNS but not by the parent

César de Tassis Filho ctassisf at gmail.com
Mon Sep 2 19:12:41 -03 2013

Gustavo,

Você pode ver esse mesmo comportamento acontecendo aqui:
http://www.intodns.com/tumblr.com
Nesse meu exemplo, o que acontece é que os servidores autoritativos do
".com" estão delegando o domínio "tumblr.com" para 8 nameservers.
Quando uma requisição chega a um desses 8 nameservers autoritativos do "
tumblr.com" (vide DIG trace:
http://digwebinterface.com/?hostnames=tumblr.com&type=ANY&trace=on&ns=resolver&useresolver=8.8.4.4&nameservers=)
eles respondem dizendo que, ao contrário de 8 nameservers, existem 10
nameservers respondendo autoritativamente por aquele domínio.
Servidores DNS recursivos, AFAIK, sempre levam em consideração a resposta
do autoritativo, eles evitam confiar em delegações e glues (a não ser que
seja estritamente necessário).
A implicação prática é: Se esses 8 nameservers acima citados caírem, mesmo
que os outros 2 (10 - 8 = 2) estejam em perfeito funcionamento, o domínio "
tumblr.com" estará inacessível, pois o recursivo que está consultando
sequer sabe que existem aqueles 2 nameservers "extras".
É boa prática informar todos os servidores DNS autoritativos junto à
entidade que delega aquele domínio, assim você diminui as chances de
downtime.

César