[GTER] Modem analógico para acesso remoto

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Fri Oct 25 23:25:44 -02 2013

Nao, eu nao tinha atendedor cyclades (MP/RA ou similar). Comecei com linux com multiserial, primeiro com o mgetty+pppd e depois com o portslave, que era um software que emulava o comportamento do portmaster da Lucent.

Desde a fundação do provedor sempre mantive os logs de conexão, meu sistema (feito in-house) tinha contabilidade de trafego, detectava logins simultâneos e alertava para linhas mudas (o que infelizmente acontecia com certa frequência no sistema analógico)

Quando houve a privatização, fomos forçados a trocar por atendedores digitais, que custavam 4x o preço e precisavam ser importados. Como já usava o portslave, comprei portmasters (erro meu, se tivesse comprando Ascend MAX ou USR-TC pelo menos ainda hoje teria como usá-los para terminar VoIP)

Ainda tenho 3 ou 4 PM3 também esperando algum uso, talvez exportar pra... áfrica? rsrsrs

Quando lançaram aquele livro "a história da internet Brasileira" deixaram muita coisa de fora, como o caso dos afiliados, os provedores do nordeste (como a Elógica, ou o meu, que foi o primeiro da região, um mês antes de outro de pernambuco que passou bastante tempo se dizendo o primeiro). Era um tempo bom aquele, conseguíamos competir, a agência dita reguladora nos deixava em paz, não era como hoje que os oligopólios imperam e fazem o que querem.

[]s, !3runo

--
Cursos e Consultoria BGP
http://f2link.f2b.com.br/impressora3d