[GTER] controle de banda perto do cliente vs no CPD/PoP (o que é PoP?)

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Tue Oct 22 13:13:49 -02 2013

Em 22 de outubro de 2013 10:48, Raimundo Santos <raitech at gmail.com>escreveu:

> "Suspeitei desde o princípio" - COLORADO, Chapulin

Vai um pouco na contramão do que eu imaginava, mas vem na mão de quem eu já
> ouvi falar em PoP. Enfim, não deixa de fazer sentido.

Divertido, já ouvi outras domininações mais contudo sempre é bom levar pelo
contexto do tamanho da rede.

> É, acho que isso sai um pouco caro para um provedor pequeno como o meu.
> L3... você se refere à terceira camada da ISO/OSI, é isso? Se sim, o que
> implica ser L3: a comunicação interna do backbone é toda roteada ou a
> comunicação externa com ele que o é?

> Obrigado, Paulo, pela sua contribuição!

Não sai tão caro assim contruir um backbone em anel roteado( sim L3 é nivel
3 da camada OSI) , até por que será gradativamente conforme a demanda,
utilizará principalmente protocolos como OSPF e AS-AS.
O principal ponto para isso é redundância que será agregada a rede alem de
claro elimina os problemas de loop que uma L2 ( quando não se usa SPT )
costuma ter.
Uma boa pratica é separar o que é backbone e o que é acesso a usuário
final, usuário sempre faz merdas o que acaba complicando quando a merda
atinge o backbone.
Sobrecarregar equipamentos de backbone não é uma boa idéia, alem de claro
ser algo que levará mais tempo para alterar quando comparado aos
equipamento que gerencia os last-miles que constantemente precisa ser
expandidos para atender as novas demandas.

Att.

--
:=)><(=:
Rip NoRm4nD.