[GTER] controle de banda perto do cliente vs no CPD/PoP (o que é PoP?)

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Tue Oct 22 10:48:55 -02 2013

2013/10/21 Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>
> Raimundo,
>
> Há diversas considerações.
>

> Quanto ao que é PoP ( Ponto de Presença ).
> Qualquer coglomerado de  infraestrutura responsavel por distribuição de
> serviços.
> Coloco que PoP são torres ou Caixas fora do CPD/Datacenter responsavel
> principalmente por distribuição de conectividade.

"Suspeitei desde o princípio" - COLORADO, Chapulin

Vai um pouco na contramão do que eu imaginava, mas vem na mão de quem eu já
ouvi falar em PoP. Enfim, não deixa de fazer sentido.

> Quanto a arquitetura de Rede.
> Backbone/espinha preferencialmente em Anel utilizando L3.

> Last-mile completamente fora dos equipamentos que integram o backbone.

É, acho que isso sai um pouco caro para um provedor pequeno como o meu.
L3... você se refere à terceira camada da ISO/OSI, é isso? Se sim, o que
implica ser L3: a comunicação interna do backbone é toda roteada ou a
comunicação externa com ele que o é?

> Quanto a Controle de Banda.
> PPPoE: Direto no controlador.
> IP: Direto no roteador que presta o serviço para o Cliente.

Obrigado, Paulo, pela sua contribuição!