[GTER] controle de banda perto do cliente vs no CPD/PoP (o que é PoP?)

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Mon Oct 21 15:04:00 -02 2013

Olá car at s colegas! (Aliás, temos alguma moça entre nós?)

Quero iniciar uma _pequena_ discussão sobre onde exatamente é um bom lugar
para controlar a banda de cada cliente. Tal discussão deve melhor se
aplicar a provedores como o que gerencio, os ditos WISPs, já que para boa
parte dos outros métodos pode ser mais simples controlar a banda, dado que
o meio físico acaba por separar os clientes por si só (ex: xDSL).

Mas antes, uma dúvida: o que devo considerar como sendo meu PoP? Posso
considerar cada célula/AP como um PoP ou somente aquilo que
desavergonhadamente chamo de datacenter (pois é pequeno!)? Vejo alguns
colegas chamarem PoP, AP, Célula, CPD, datacenter e dizer que fazem isso ou
aquilo nesses lugares, mas muitas vezes me parecem usados como sinônimos.

Posta a dúvida, o que os colegas consideram como aprazível, o que os
colegas praticam: controle de banda mais próximo do cliente (em um
AP/Célula, caso seja WISP) ou dentro do CPD?

Herdei a rede aqui com controle de velocidade centralizado, feito com um
Mandriva Linux já um pouco antigo, tendo grande parte dos clientes todos
chegando até ele como se houvesse um gigantesco switch, i.e., tá (quase)
todo mundo em bridge! Quão bom e quão ruim é isso, conforme vocês praticam
em vossas redes? Para os WISPs que controlam a velocidade mais próximo do
cliente: onde exatamente e com o que?

[]s!

Raimundo Santos