[GTER] Políticas adotadas na distribuição bgp ipv6.

Victor Nunes victor.rebli at gmail.com
Mon Oct 21 09:25:42 -02 2013

Olá,

Qual tem sido as boas práticas adotadas na distribuição de prefixos ipv6
via BGP?
As operadores estão distribuindo o seu prefixo todo ou estão quebrando eles?
Qual em geral tem sido  prefixo máximo aceito pelas operadoras? assim como
no ipv4 que possui operadores que não aceitam /24 e menores

Alguns testes simples que realizei me sucitou essas questões.

Temos um /32 e distribui ele todo via BGP , e percebi que com alguns
endereço de origem eu não consigo realizar um ping/traceroute para
determinados sites.

Vou dar um exemplo.

Eu tento realizar um traceroute para o site da uol( 2804:49c:319:430::100)
com o endereço de origem  XXXX:XXXX:1::1/64 e não obtenho sucesso.

Eu tento realizar um traceroute para o mesmo site com o endereço de origem
XXXX:XXXX:2::1/64 e obtenho sucesso.

Percebi que o problema está no em um hop(2001:12f8::12) que estão sob
administração do nic.br.
Ou seja, existe um prefixo mais preciso nesse hop, para o meu primeiro
endereço que acaba por levar o os pacotes para outro lugar.

Isso motivou as minhas perguntas.
Alguém enfrentou as mesmas situações?

Att,

--
“Encarada do ponto de vista da juventude, a vida parece um futuro
indefinidamente longo, ao passo que, na velhice, ela parece um passado

         (Poema de Arthur Schopenhauer)