[GTER] 77.77.77.2.parsdp.com ???

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Oct 16 02:50:08 -03 2013

2013/10/16 Fabio Colangelo <fcolang at live.com>

> Com todo respeito, aos comentários....
> Mas esse assunto é sério e deveríamos ter uma abordagem um pouco mais
> técnica sobre o assunto.
> Pouquíssimas pessoas da lista comentaram o caso e eu pessoalmente acho que
> deveria ser dada mais atenção sobre isso. Se for o que parece, é algo muito
> sério que deveria ser mais bem investigado.
> Sei que na [caiu] tem gente da Algar, será que aqui não? Alguem poderia
> dar uma explicação do que esse HOP com este IP que aponta para uma página
> toda em Arabe está fazendo no meio de um traceroute entre dois peers
> [...]
Isso é muito mais simples do que parece. IPs repetidos do tipo 1.1.1.1 ou
77.77.77 neste caso são  usados ingenuamente por quem acha que esses IPs
não irão vazar e não faz mal usar IPs sem garantia de unicidade global num
determinado cenário. Mas acontece que neste caso 77.77.77 é de uma rede
iraniana e possui DNS reverso dessa rede iraniana...

... a interceptação óptica da NSA nos cabos submarinos é passiva e não
adiciona latência ou mais hops...

... e o Irã não faz parte dos upstreams da Algar...

... e se você colocar um entrada "Elvis" no DNS e pingar esse host, nem por
isso Elvis não morreu.

Rubens