[GTER] SAS 10K ou SAS 15K

Juliano Primavesi | KingHost Hospedagem de Sites juliano at kinghost.com.br
Tue Oct 15 19:59:17 -03 2013

No caso do cache, penso que o RAID vai te dar segurança para quando um disco falhar de madrugada, voce vai poder continuar dormindo e tomar café tranquilo até trocar o disco defeituoso, sem nenhum cliente ligando.

Se voce tiver RAID, recomendo monitorar o mesmo com MegaRaid (procure por megaraid lsi no google) - isso vai te dar a segurança de que se um disco falhar, voce vai saber (faça um robo que confira de hora em hora a consistencia do raid).

Disco de 10k ou de 15k? Depende de quantos IOps voce precisa. Um "top" vai te mostarar a coluna "wa" (waiting io), que te mostra quantos % do teu IO estao sendo consumidos. Se esse numero estiver em 100% em todos os cores, (tecle 1 para mostrar todos os cores abertos), é sinal de que voce precisa de uma solução com mais IOps.

O disco de 15k de 3.5 tem mais IOps que o disco de 10k de 3.5, mas tem praticamente o mesmo que um disco de 10k de 2.5.

Se voce ja tem uma solução com 15k em 3.5 ou 10k em 2.5, vale o RAID-10, que vai te adicionar velocidade ao arranjo, com segurança de replicação dos dados. Voce pode colocar 4, 6, 8, 10… quantos HDs quiser.

Agora, se o negócio tiver pegando mesmo em IO, não economize em discos SSD de 480 Gb. Um disco SSD é um grande raid 0, entao coloque dois discos em RAID-1 e durma tranquilo com IOps sobrando.

Memoria RAM nunca é "de menos" em um servidor desse tipo, pois o sistema operacional usa a memoria ram para cache de dados. Se voce colocar 16 Gb de RAM, pode ter certeza de que o SO vai gastar 1 giga para as necessidades basicas e praticamente 14/15 para "cached" e "buffers" (do comando free).

Juliano

Em 15/10/2013, às 17:32, willian pires escreveu:

> A Pina o disco é de cache ! Se o HD falhar so falha um pedacinho do cache dele !
> Abrax Monstro.

>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>> [4]
>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter