[GTER] SAS 10K ou SAS 15K

Pablo de Souza pablo at mastervicosa.com.br
Tue Oct 15 09:10:41 -03 2013

Acho que vou optar por 5 discos 15k, o gb liquido vai ser menor,
andei pesquisando alguns SATA3, é viavel?O servidor tem suporte para 8
hd`s SATA, talves se torne mais vantagem diminuir no storage e aumentar
na memoria, ai colocaria 32gb ecc de inicio.

On Tue, 15 Oct 2013
01:25:39 -0300, Roberto Bertó wrote:

> suponho que usa raid 5 nos dois
cenarios

> Como eh cache isso deve ter um cache miss a cada varios
cache hit entao eh muito mais leitura. raid 5 esta ok

> 3 discos 10k
fazem uns 450 iops
> vai dar uns 1800gb liquido
>
> 5 discos 15k fazem
o dobro de iops uns 900 e vai dar 1600 gb liquido

> ve o que o
pessoal que usa essas aplicacoes recomenda mas eu nao deixaria faltar
iops. tambem iria escolher chassi para mais discos para um futuro
upgrade

> eh tudo lido do disco sempre? nao faz cache em memoria?
16gb parece pouco. eu teria colocado objetos de poucos kb na ram se
tivesse desenvolvido essas apps. fuja de pentes de 4gb, compra entao
2x8gb

> a proposito, um profissional de minha confianca me falou
muito bem do peerapp

escreveu: Boa tarde, Estou adquirindo um IBM x3650 com 16gb de RAM, meu
foco para este servidor é puramente Caching, estou utilizando o
ThunderCache e queria saber se a solução de 3 Hds de 1TB SAS 10k é
melhor que 5 Hds de 450gb 15K. Alguem já usa alguma configuração
parecida com esta?Utilizam o Thunder ou utilizam algo diferente?Ouvi
falar que o RaptorCache trabalha bem com esse tipo de Hardware e HD,
pretendo atender 600 Clientes de inicio(Pico de usuários simultâneos nao
passa de 450) ----------------------------------------- Pablo de Souza
Graduando em Redes de Computadores Linux/Mikrotik/Shell Script Junior
Developer -- gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
[2]

[3]

Pablo de