[GTER] Upgrade CPD

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Oct 14 09:45:45 -03 2013

On Mon, 14 Oct 2013, José Carlos Messias wrote:

> Estou precisando da opinião/experiência de vocês para atualizar um CPD, tem
> alguns servidores DELL com 6 a 7 anos, embora ainda estão dando conta do
> recado, acredito precisar atualizá-los.
>
> Estive pensando em virtualizar o máximo de servidores possível, adquirindo
> servidores "super configurados" para realizar a virtualização e ir
> diminuindo o numero de maquinas no CPD, hoje com 22 maquinas.

é uma boa abordagem.

> O ideal seria adquirir um storage e servidores para fazer a virtualização
> através de uma rede SAN, mas o valor está bem salgado, por isso estou
> pensando somente em maquinas super configuradas e no futuro adquirir um
> storage.

isso depende do volume de disco que você tem. na maioria dos casos que vi
um servidor como o Dell PowerEdge R410 com quatro baias de HD, com um
disco de 2Tera em cada baia faz um excelente serviço, sem gastar muito
dinheiro.

> Por favor compartilhe sua experiência e dê sua opinião de como faria este
> upgrade de servidores.

um caso recente em que trabalhei, colocamos um servidor de volumes no R410
com 6Tera, um servidor de espelhamento do primeiro e dois servidores de
virtualização, também R410, rodando qemu/kvm + libvirt. funciona como um
relógio suiço.

-- Danton.