[GTER] Indicações de leituras sobre redes wireless

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Oct 9 01:11:48 -03 2013

2013/10/8 Raimundo Santos <raitech at gmail.com>

> Olá lista!
>
> Gostaria de ter indicações bibliográficas (artigos, livros, etc) para
> melhor compreender como funcionam as redes wireless.

Livros: "802.11 Wireless Networks: The Definitive Guide, Second Edition" e
"802.11n: A Survival Guide" ambos de Matthew Gast, editados pela O'Reilly.

Padrão 802.11: http://standards.ieee.org/getieee802/download/802.11-2012.pdf

Vídeos do Luciano Franz: http://www.youtube.com/user/ComputechLoja/videos
(só precisa levar a parte comercial com uma pitada de sal, mas a parte
técnica é boa)

> Estou assumindo a administração de um provedor wireless e gostaria de me
> aprofundar nessa tecnologia, principalmente para saber o que posso oferecer
> de mais novo e melhor nesse ramo,

"Em time que está ganhando não se mexe"... então a não ser que a empresa
esteja ficando longe das metas de negócio ou os clientes demonstrarem
insatisfação, mexer só por mexer ou ter algo só por ser dito como top de
linha pode não ser bom.

> quais mercados posso focar com wireless.

Baixa tele-densidade e/ou regiões não cobertas por provedores com rede de
cabos.

Rubens