[GTER] FreeBSD: BGP e OSPF

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Wed Nov 20 21:53:22 -02 2013

Olá Elizandro,

se sua necessidade é só de um roteador de borda, mais nada (ou talvez mais
algumas coisas simples), indico OpenBSD. Tentei usá-lo, mas esse roteador
meu é o único ponto, na atual topologia da rede, onde posso fazer um tproxy
funcionar - coisa que não consegui resolver dentro do OpenBSD. Mas ainda
não preciso usar protocolos de roteamento mais "imponentes" do que RIPv2.

Defendo o OpenBSD pois são os mantenedores do OpenBGPD, do OpenOSPFD, do
OpenSSH (de quebra) e tudo o que é de novo vai estar implementado no último
release do SO, fora o agregado de um PF mais conciso do que o do FreeBSD
(que promete estar muito mais diferente do PF do OpenBSD do que nunca, com
seu suporte a SMP, através do 10-RELEASE).

Dizem alguns que OpenBSD não vai conseguir segurar tráfegos altos como um
FreeBSD, mas nisso eu não tenho como opinar. Porém, se a sua necessidade no
longo prazo não vai passar dos Gbps, creio que o OpenBSD vai lhe ser bem
bom. Cá entre nós: eu acho ele bem mais simples de configurar e entender do
que o FreeBSD. O último só ganhou por conta da VNET e do fwd no ipfw.

http://www.openbsd.org/
http://www.openbgpd.org/

Uma das coisas legais que a galera do OpenBSD fez é se livrar do ALTQ para
gerenciar filas atráves do PF. Ele ainda está lá por compatibilidade, mas o
HFSC, um dos esquemas de controle de banda que o ALTQ implementa, está
reimplementado e aparece na linguagem do PF através dos "prio" nas regras.

Espero que a confusão que causei colocando outro player não lhe atrapalhe.

[]s,
Raimundo Santos

2013/11/20 Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ] <
elizandro at pachecotecnologia.net>