[GTER] FreeBSD: BGP e OSPF

Alisson alissongoncalves at bsd.com.br
Wed Nov 20 21:50:42 -02 2013

Boa noite Pessoal.

Elizandro, tudo blz?

- Hardware
--------> i386 ou amd64
--------> Hardware que Compartilha IRQ faz com que o servidor tenha muita
INTERRUPÇÃO, o que acaba com o desempenho do servidor e seus dispositivos...
--------> Jamais deixe placas de Rede compartilhando IRQ, use sempre Intel
(em ou igb) para interfaces de rede se possível.

- Sistema Operacional
--------> FreeBSD 9.x
--------> Praticamente todo o Tunning é feito na compilação do Kernel,
--------> Ativar somente o que você vai utilizar: Firewall, Debugging,
Drivers de placas de Rede e etc.
--------> Sysctl.

- Software para Borda
--------> OpenBGPd

- Software para OSPF
--------> OpenOSPFd

 - Minha Experiência
--------> Tenho servidor com interfaces Intel, em uma interface que
redireciono o trafego, estou com cerca de 400 MB de UP e 550 MB DE DOWN e
no total tenho 0,6 % de interrupção no SO, nenhuma das 7 interfaces de rede
compartilham IRQ.

Neste mesmo servidor:

- LINKS (Recebendo tabelas FULL),
- ATM
- Transito (Entregando tabelas FULL)
- Firewall (Bloqueios de ataques, Redirecionamentos de tráfego,
balanceamento de upload)
- Snmp
- DNS

OS: FreeBSD 9.1-STABLE
Arch: i386
CPU: Intel(R) Core(TM)2 CPU         E7500  @ 2.93GHz (2933.49-MHz 686-class
CPU)
2 GB RAM

Caso eu tenha me equivocado com alguma informação, por favor me corrijam.

Att.
Alisson F. Gonçalves