[GTER] Mikrotik - Bug da Rota Presa - MUM Curitiba

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Wed Nov 13 11:41:32 -02 2013

É, molecada, parece que esse mercado não é o interesse da MK. Na thread
apontada pelo Kurt Kraut, o PhillB termina dizendo isso, em uma de suas
postagens:

"The worst of it is that nobody really seems to care. There is no sensible
response to any of this. Presumably the WISPs et al are buying enough of
the smaller bits of kit to keep the lights on, so why change the model,
right?"

Parece que o modelo de negócio da MK é esse mesmo e, assim sendo, não faz
sentido corrigir um bug que não afeta a grande maioria dos clientes.

Aqui no provedor que cuido temos um misto bem grande nas células entre MK e
Ubnt e, como já citei em outra thread da GTER, tá tudo em "bridge". O
provedor é pequeno e ainda não é um AS (sim, senhores, já está nos meus
planos para o ano que vem), então o máximo de roteamento que temos que nos
preocupar é: RIPv2 para alguns blocos de IPs que "ganhamos" com o serviço
de fornecimento de link - e só na borda (por conta da gigantesca bridge...
:/)!

Eu tenho algumas ideias em mente para melhorar essa infra que tá horrível
de se gerenciar, mas não será fácil. Ainda assim, o que é BGP ali dentro da
minha rede? Nada. Nada mesmo!

A tirar pelo que herdei nessa minha rede, penso em muitos e muitos e muitos
outros micro-WISPs que existem só nesse brasilzão. Quem deles vai se
preocupar se o BGP está funcionando bem ou não? Sem contar aqueles que não
tem SCM e que operam mesmo assim. Certeza que há um misto de Ubnt e MK.
Mais uma vez: e o BGP?

A água vai bater na bunda (assim como logo logo baterá na minha - mas na
minha bordinha tem FreeBSD, yes!)
 quando virar AS.

Depois de tentar dissecar uma opinião sobre o problema, digo que é um erro
da MK. Ela poderia abocanhar outros mercados nessa era de equipamentos
baratos (imaginem só, há pouco mais de dez anos um bom computador tinha
800MHz de processamento com menos de 1GB de memória volátil, e hoje, bem
mais que isso está um telefone móvel que custa menos do que o computador de
pouco mais de dez anos). Ela mesma demonstrou que é possível fazer bons
equipamentos que atenderão a muitas necessidades a um preço mais, digamos,
acessível. Então por que não corrigir um problema de uma fatia importante
de mercado? Por que não atender aos tickets abertos para suporte?

Suponho que PhillB tenha razão...