[GTER] INOC-DBA e interessante participar?

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Thu Nov 7 12:21:00 -02 2013

Aloha,

Os ASN pequenos e médios que têm valorizam e até usam. Deixam o aparelho na
sala de quem pode atender e realmente atende. Agora os grandes, nunca
consegui ser atendido por eles.

Independente de ser grande ou pequeno, vejo dois graves problemas no
INOC-DBA operado pelo NIC.br:

1) Não é possível usar NAT nele. É exigido um IP público exclusivo para o
aparelho. Isso impede, por exemplo, que um de meus clientes utilize no NOC
o aparelho. Ele fica dentro do rack e obviamente lá ninguém atende, só vão
para lá fazer ligações quandro precisam. Quando a equipe faz home office
também (muito comum em feriados) é impossível levar o aparelho para casa.

2) Não fizeram uma política de BYOD. Só pode usar o próprio aparelho cedido
pelo NIC.br. Então tem que solicitar, esperar ~3 meses para receber o
aparelho do NIC.br e ficar com um aparelho só, sem poder integrar as
chamadas ao seu call center ou PBX do seu NOC.

Na minha experiência individual e pessoal, essas características
praticamente inviabilizam o projeto. Nunca consegui resolver um problema
pelo INOC-DBA. Quando usei ele, nunca fui atendido. Já consegui ajudar ISPs
por ele mas o projeto é tão tolido que essa mailing list do GTER e a lista
do CAIU são mais eficientes em mobilizar os sistemas autônomos do que essa
hotline do INOC-DBA.

Abraços,

Kurt Kraut