[GTER] Switchs Force10

Edgar Shine eshine at gmail.com
Thu Nov 7 12:19:55 -02 2013

Embora o custo de implantação de um ToR seja considerável, dependendo do Opex pode valer a pena. Interfaces de FO consomem mais energia e refrigeração. E fazer cabeamento estruturado em cobre tem duração limitada. Existe a argumentação que frente ao custo geral do consumo de servidores esse montante fica diluído, mas esse custo existe e pode ser estimado.

E ainda que se troquem ativos, o cabeamento otico também evolui, um  OM3 tem boa performance mas já mostra limitações frente ao OM4 em velocidades maiores. E para frente pode ser mais viável lançar mais MTP  ou OPC do que cordões individuais.

Eu ainda acho que devemos olhar para cada situação de uma forma particular, não acredito que iremos evoluir os datacenters enterprise e de provedores de maneira uniforme.

Enviado via iPhone