[GTER] RES: Monitoramento Temperatura Datacenter

Francisco V Brasileiro francisco at brasileiro.adm.br
Thu Nov 7 11:35:55 -02 2013

Olá Luiz,

Entendo as implicações de se utilizar equipamentos sem suporte em ambiente
crítico, entretanto cada um deve avaliar os riscos e escolher se submeter a
eles ou não. O que não pode é fazer escolha sem avaliar os riscos e achar
que tá tudo maravilhoso.

Uso um sistema de monitoração que controla temperatura da sala, a
temperatura interna do rack e a humidade, se algo sair do parametro
esperado, ações são executadas, desde aumentar/diminui o fluxo de ar,
enviar SMS, Snmp-Trap, etc.

Mas também uso "sistemas" caseiros onde o risco é menor e onde o serviço
não é tão crítico. Como o pedido do Eduardo dizia que queria "algo básico
($$) para monitoração pura de ambiente mesmo (sensores de temperatura e
umidade).", sugeri um HW básico, onde ele pode descobrir como as coisas
funcionam, depois se ele quiser, ele faça sua análise de risco/viabilidade
econômica e decida o que usar por si próprio. Afinal a melhor solução de um
não necessariamente é a melhor solução para outro.

Abraços,

Francisco Brasileiro (Kico)

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o
progresso."
--Joseph Joubert, Pensées, 1842

Francisco Vasconcelos Brasileiro             francisco at brasileiro.adm.br
UIN: 6826562                                          Linux User: #101368