[GTER] Opiniões sobre carriers

Eng. Fabio Roberto ipsolon2005 at gmail.com
Tue Nov 5 15:36:44 -02 2013

Apenas por curiosidade, estamos com a Algar faz 7 anos, queda média de
03 a 04 vezes ao ano. Apesar disso, muito boa operadora e se você
possuir link alto, pode contar com a equipe premium de atendimento, que
são altamente eficientes. NTT não possui rede no Brasil, provavelmente
utiliza a infra da level3 para conexão com o país (mesmo cabo
submarino), quem utiliza eles é a Transit através da G8 Networks, tempo
de resposta bom. A Highwinds utiliza infra da level3 mas tem um link com
a telefônica de 10G redundante para internacional, além de possuir a
maior rede CDN do mundo (segundo alguns estudos, não sei se são
"comprados", mas eles enchem a boca para falar). A Internexa usa a
Seabone ou Sparkle que, no brasil, é comercializada através do pessoal
da LanNautilus, a saber a Seabone é a concorrente da highwinds. Na
prática, são 3 operadoras que possuem rede grande fora do país e a Algar
que possui uma rede grande dentro do país (além também de possuir alguns
caches de cdn como google, akamai, netflix, etc), aí vai depender de
qual é o seu propósito.

Então não dá para comprar Highwinds com Internexa, você poderia comparar
a Highwinds com a Seabone.
E nem compará-las com a Algar, que tem foco em rede nacional e utiliza
entroncamento com essas duas grandes e com outras mais (cogent psi,
hurricane, etc...)
Espero ter ajudado.

Att.

Eng. Fabio Roberto