[GTER] Monitoramento Temperatura Datacenter

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Nov 4 14:20:16 -02 2013

Se quiseres ir um pouco além do monitoramento, podes pensar em uma
automação através de CLP - Controladores Lógico Programáveis, e integrar o
CLP ao vosso sistema de monitoramento através de ModbusTCP.

Dessa forma você pode fazer toda a automação do DataCenter, desde coisas
simples como ativar a iluminação, ou até coisas mais complexas como
sensores analógicos de corrente e tensão para análise de vosso ambiente. Na
verdade, dependendo do CLP escolhido, tendo as entradas e saídas digitais e
analógicas conforme a demanda, não há o que não se consiga fazer em termos
de automação.

O PROBLEMA é a integração com os sistemas de monitoramento de T.I. com os
CLPs.
O protocolo de comunicação mais comum em automação industrial é o modbus.
No mundo da T.I. falamos basicamente em SNMP.
Eu conheci um ambiente em que foi criado(uso interno) um middleware
ModbucTCP/SNMP usando o Lintouch.
E eu só encontrei alguns plugins bem embrionários para o Nagios e o Zabbix,

Pessoalmente, para um nível mais PRO, acredito muito nessa solução.
Só não tive ainda o tempo necessário para me aprofundar nessa solução.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação