[GTER] ASN

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Mon May 27 15:41:36 -03 2013

Olá,

Só para agregar já que é pertinente ao assunto, veja a situação que acabei
de passar. Fiz a cotação para um amigo de um link dedicado da Telefonica e
me passaram os preços. Quando ele me disse que quer fazer multihome para
ter um uptime melhor, acionei o consultor da Vivo/Telefonica para checar se
aquela oferta incluia fechar sessão BGP.

Como eu esperava, não inclui. Há um aditivo de preço. Okay, como esperado.
Mas quando fui perguntar esse aditivo de preço ele disse que só pode
responder se eu preencher um formulário da Telefonica em que se pergunta o
ASN e todos os blocos em notação CIDR. Aí vira o dilema do ovo e da
galinha: para pedir um ASN como usuário final tem que ter dois fornecedores
de link, e este fornecedor de link especificamente que tem cobertura na
região pede o ASN para dizer o preço. É mole ou quer mais?

Quanto ao post original, de fato, pela baixa quantidade de IPs um load
balancer que faça NAT parece ser mais adequado do que se tornar um sistema
autônomo.

Abraços,

Kurt Kraut