[GTER] REP/EAPS over non eth L1/L2

Shine eshine at gmail.com
Wed Mar 27 02:01:15 -03 2013

Rinaldo,

Conforme expliquei, a minha experiência com EAPS é antiga (falando em
anos-web...), ela data de 2005 e foi com EAPSv1.
Eu dei uma rápida olhada na referência:
http://tools.ietf.org/html/rfc3619
Não parece que neste caso haja influência do sinal elétrico.

Fato é que eu vi EAPS sendo usado em links rádio com interface ethernet em
cima de rádios que emulavam essa interface.

O maior limitante do EAPS para mim foram as limitações topológicas. Usar
OSPF/MPLS e as facilidades da rede metro com TE, QoS, VPNL3 e VPNL2 foram
tecnologias que achamos que fariam mais sentido na expansão da rede, uma
vez que ela deixou de ser anel para virar uma malha.

Não sei dizer do quanto EAPS evoluiu em suas novas versões, possivelmente
continua a ser um dos mecanismo de proteção de loop mais rápidos que
existe. Mas acho que em aplicações gerais, de longa distância, MPLS será
uma tecnologia que será considerada por um bom tempo. Gostei bastante de
ver o E-LMI em conjunção com o CFM, facilita muito em uma conexão metro ter
o controle dos pontos remotos.