[GTER] REP/EAPS over non eth L1/L2

Shine eshine at gmail.com
Mon Mar 25 12:39:52 -03 2013

Douglas,

Eu não usei REP, mas usei EAPS em enlaces rádio. Foi há um bom tempo atrás
e foi no EAPS 1 com o Summit 48Si.

Quando a topologia é em anel, o EAPS funciona muito bem. Mas em uma rede
mais malha, com diversos caminhos alternativos e loop, eu vi algumas
limitações no EAPS e no final resolvemos migrar para uma outra tecnologia.

Eu tive experiências ruins com rádio, mas foram mais experiências que não
eram diretamente relacionadas com o EAPS, mas com a emulação ethernet nos
rádios. A maior parte eram rádios SDH.
Na época alguns modelos mais antigos de rádio que estavam na rede, como
Gigacom, emulavam ethernet, mas quando havia uma perda parcial do enlace
(por exemplo se perdia o upstream mas não o downstream) ele não derrubava a
interface ethernet. Alías ele não derrubava a interface nem com perda total
do sinal, mas os problemas mais graves ocorreram nessas situações de
unidirecional link. Ocorria uma situação de loop não controlado e isso
causava instabilidades na rede em geral, eram redes com muitos enlaces. E
essas situações ocorriam com certa frequência no verão, pois na chuva
torrencial os links de rádio sofrem significativa atenuação de sinal.
Outros rádios como o Nera tinham uma ethernet mais inteligente, ao menos
derrubavam o link remoto quando havia um problema de perda de sinal ou
quedano link ethernet remoto. Mas infelizmente não suportavam na época
jumbo ou mini-jumbo frames. Era uma época onde a tecnologia de modulação
aumentava muito, mas as funcionalidades de rede não eram tão levadas em
conta pelos fabricantes.
Hoje existem mecanismos como UDLD para mitigar essas situações. Se houver a
possibilidade, um BFD em uma camada mais alta.

Eu não sei o quanto rápido precisa ser a convergência no seu caso, mas no
rádio eu imagino que exista uma limitação física que aumenta a
complexidade, que é a instabilidade natural do meio. Evitar flapping e ao
mesmo tempo ter convergência rápida são os desafios nesse meio.