[GTER] Dúvidas design iBGP

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Fri Mar 22 16:07:31 -03 2013

Olá

Você atende clientes nesses switches ou só backbone? Que tal agregar numa mesma VLANs o switch anterior e o seguinte, mais uma porta para o roteador local, usar uma mesma subrede e deixar que o L2 faça sua mágica?

Assim não terá broadcast de clientes no backbone. Obviamente o roteador precisará de 2 portas no switch, uma para o backbone, e outra para o atendimento dos clientes locais. Será realmente um roteador desse POP

Sobre a contingência, que tal "pular" um switch, ligando back-to-back uma fibra secundária, e usar algo como RSTP, EAPS ou outro protocolo de loop L2? Eu fiz um projeto de 7,5 milhões (600km de fibra ótica, switches a cada 40km) que fazia desse jeito

[]s, !3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP