[GTER] Dúvidas design iBGP

Listas Discussão dl.lagg0 at gmail.com
Wed Mar 20 10:53:32 -03 2013

Desculpe pessoal, acabei enviando sem querer a mensagem antes de terminar.
Vamos lá...
---------------------

Bruno e outros, acredito que um diagrama das ligações é mais fácil de
visualizar. Espero que não fique desalinhado.

                                                [B]              [C]
         [D]
                                                  |                  |

[Oper]----[A]----[Switch1]----[Switch2]----[Switch3]----[Switch4]

Explicando, o router A está conectado com as operadoras, na Lan ele está
conectado em um switch gerenciável, deste switch sai uma fibra que liga os
outros pontos, em cada ponto a fibra chega num switch gerenciável e deste
saí uma conexão para a router e então segue para o próximo ponto.

Na interface Lan do router A tenho 3 vlans:
- Vlan 100: 172.16.0.1/30
  - Vlan 101: 172.16.0.5/30
- Vlan 102: 172.16.0.9/30

No router B, vlan 100, ip wan 172.16.0.2/30. Router C, vlan 101, ip wan
172.16.0.6/30. Router D, vlan 102, ip wan 172.16.0.10/30. Como dito
anteriormente, o Router A tem sessão eBGP com as operadoras e iBGP com os
outros routers, somente isso.

Nessa situação, o fluxo de dados de B para C passa por A. Acho que isto não
está otimizado, pois o fluxo de dados de B para C pode ir direto e é isso é
uma das questões que estou procurando resolver. Também quero fechar um anel
nessa rede para redundância, deixando da seguinte forma:

         [D]

[Oper]----[A]----[Switch1]----[Switch2]----[Switch3]----[Switch4]

É certo que esta rede irá crescer, por isso minha preocupação se devo usar
Full Mesh agora e mudar no futuro, ou já partir para RR e estar pronto.

Espero ter deixado mais claro a situação e o que pretendo.