[GTER] Dúvidas design iBGP

Discussion List Aggregator dl.lagg0 at gmail.com
Tue Mar 19 15:12:25 -03 2013

Boa tarde Senhores,

Estou estudando como melhorar a comunicação entre meus roteadores.
Atualmente tenho 1 roteador (A) de borda que faz eBGP com as operadoras e
iBGP com outros 3 roteadores (B,C e D) em pontos com maior concentração de
tráfego. Tenho conexão física entre todos os roteadores, porém em B,C e D
tenho apenas uma sessão iBGP com A, sendo assim para um cliente de B chegar
até um cliente C ele passa por A.

Estive lendo a respeito de design iBGP e, como atualmente são 4 roteadores,
poderia fazer um full mesh entre eles. Porém pensando em escalabilidade
futura seria melhor partir para Route Reflector.

No caso de route reflector, é possível manter a mesma estrutura usando A
como route reflector? No cenário atual cada sessão iBGP está em uma vlan
com rede /30, é necessário mudar todos para a mesma vlan e rede para o
tráfego de B para C vá direto?