[GTER] Nao utilizar ERL-3 para cache-redirect (ainda)

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Mar 19 08:01:33 -03 2013

Eu uso praticamente em todo lugar que coloco cisco na borda.

Mas vou te dizer que não é essa maravilha toda. Tem que tomar muito cuidado.
Ao contrário de outras MarKas, ele não faz simplemente/apenas roteamento
por origem.

O Policy Based Routing pode basear-se em parâmentros da camada 1 até a
camada 7.
(Ex.: Dependendo do tipo do request DNS que teu host interno fizer, você
manda pelo link A ou pelo link B).

E lógicamente, quando mais você sobe no modelo OSI, ou seja, quanto mais a
CPU tem que desencapsular as camadas, mas CPU-Intensive você torna teu
PBR. (Justamente
na linha que o colega Eduardo comentou sobre o CEF)

Sobre o IP SLA e o PBR, tem uma que aprendi há algum tempo com o meu amigo
"joaocdc" sobre como aplicar o PBR nos pacotes originados localmente, isso
torna muito mais eficaz os testes de alcançabilidade através de cada Link.
O caminho das pedras é o comando "ip LOCA policy route-map <ROUTE-MAP>.
Me lembro de já ter mandado essa config no passado...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação