[GTER] Quantos réguas elétrica por rack é o recomendado?

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Thu Mar 14 22:06:07 -03 2013

Na verdade é uma bobagem sem tamanho dar numero/quantidade fixa/absoluta.

Um PDU (o nome régua me dá calafrios) tem uma potência máxima que ele
pode servir.
Por sua vez a quantidade de PDUs depende de se a configuração é
redundante e da densidade do rack, isto é, da capacidade máxima em kW
que pode ser montada nele.

Isso depende do design do datacenter, a saber, da quantidade de espaço
físico versus a capacidade de ar-consicionado versus espaço ocupado
pelo rack versus total de racks no espaço.

Em numeros americanos, um datacenter geralmente é planejado para
suportar 75W/pé quadrado (telcos dos anos 80), 150W/pé quadrado (anos
90), 300W/pé quadrado (anos 2000) ou mais modernos a 475W/pé quadrado.
Um rack ocupa por volta de 20-25sqft, logo, limite num datacenter
padrão de 150W seria de 3kW, ou um circuito de 30A a 120V. O comum
nesses de baixa densidade é ver um limite de 20A/120V expansivel a
40A. Ou 60A num DC dos anos 2000. Ou 80A-100A num DC moderno
(10-12kW/rack). Acima disso há problemas de resfriamento por causa de
direcionamento das massas de ar e capacidade em CFM dos HVAC a menos
que se coloquem ventiladores direcionais nos corredores (feio).

Existem PDUs de 20 e 30A tanto em 120 quanto 208 quanto 240V. A
quantidade maxima deles por rack depende de quantos kW ele suporta..
Exemplo: um PDU de 30A/208V tem maximo de 4992W de carga critica
continuada (que é 80% do limite maximo de pico, ou seja, 24A maximo de
uso continuo com janelas para picos de ate 30A senão causa incêndio).
Num DC de 10kW/rack então seria possivel ter 2 primarios por rack + 2
secundários. Já num DC de 5kW/rack seria de 1 de cada...

[]s
Rafael Cresci

Sent from my iPad