[GTER] BGP - Download de ASN específico por Upstream específico

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Tue Mar 12 19:08:23 -03 2013

No upload você tem total controle. No download, você tenta influenciar, mas
não há garantia de que o tráfego realmente irá vir por um determinado
caminho. Tudo dependerá no que os teus upstream providers e os upstream
providers deles farão com os atributos BGP que você usar para influenciar o
download.

Quanto mais multi-conectado e longe da tua rede este AS estiver, mais
difícil e complexo será atingir o resultado que você quer, especialmente se
você não tem looking glass em cada uma dessas redes.

Manter políticas de roteamento como estas certamente é uma dor de cabeça, e
esteja preparado para gastar horas e horas tentando ajustar o roteamento e,
finalmente após longas horas de batalha ajustando, você descobre que todo o
esforço durou somente 1 hora pois alguém no meio do caminho alterou a
política e a combinação de políticas que você fez já não se aplica mais.

[]s

./diogo -montagner
JNCIE-SP 0x41A