[GTER] RFP para contratação de rede WAN

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Mar 10 17:29:12 -03 2013

2013/3/5 Maumau <maumaujf at gmail.com>

> Prezados,
>
> Estamos elaborando uma RFP para contratação de uma nova rede WAN afim de
> substituir os enlaces existentes atualmente.
> Além dos serviços padrão queremos incluir serviços que agreguem mais
> segurança a nossa rede WAN. Como não tenho experiência com redes
> metropolitanas peço ajuda aos amigos mais experientes para listar
> requisitos de seus conhecimentos que possam agregar a RFP.

O que agrega mais segurança à sua rede WAN é ter dispositivos de segurança
da organização, não terceirizados, nas pontas.
Minha sugestão:
- Exigir entrega de circuitos Layer 2 apenas. Nada de VPN L3, que engessa
sua operação; note que isso requer que você tenha roteadores nas pontas
para separar o tráfego, não é por ser L2 que você pode ou deve plugar
direto no switch da LAN.
- Exigir entrega apenas em Ethernet. O ano é 2013, interfaces TDM são
indícios de um passado a superar... e não é apenas moda, é muito mais
interessante poder usar roteadores de R$200.
- Exigir MTU suficiente para um pacote padrão mais alguns tags de VLAN e
alguns labels MPLS, ou seja, um Layer 2 MTU de 1540 bytes.
- Entender se sua aplicação funciona com um rede centralizada(hub'n'spoke),
o mais comum, ou se ela requer full-mesh.
- Escolher qual será seu roteador administrado por vocês mesmos:
Routerboard, EdgeRouter Lite, Sonic Wall etc. e já colocar na RFP que você
exige compatibilidade do serviço com esse produto, disponibilizando 2
unidades para a operadora previamente à ativação.

Rubens