[GTER] RFP para contratação de rede WAN

Felipe Trevisan felipe at reabra.com.br
Thu Mar 7 15:24:25 -03 2013

Voce precisa ter em mente algumas coisas:

   1. Objetivo do circuito
      1. Transporte de dados, voz, imagens, broadcast, bidirecional...
   2. Capacidade do circuito
      1. Auto explicativo. Vc precisa saber quanto quer transitar de dados,
      já que as operadoras vendem por capacidade e raramente por porta.
   3. Pontas do Circuito
      1. Verificar cobertura da rede, pois a propria operadora pode estar
      contratando de terceiros.
      2. Se estiver contratando de terceiros, é bom vc ter o contato do NOC
      deste terceiro, porque numa emergencia a operadora que te fornece estara
      tao vendida quanto voce.
   4. Protocolo
      1. ETH ou TDM, VLAN, STM, IP.. O que vc quer rodar? Depende da sua
      aplicação.
      2. SE for VLAN, é Q-in-Q, tem limite de MAC, Jumbo Frames, etc
   5. SLA e Redundancia
      1. Voce quer SLA? Contrate a redundancia. Custa pelo menos 30% a mais
      e vale a pena.
      2. Link FLAT vai cair. Certeza. Vc vai querer cobrar SLA, com razao,
      só que SLA é estatistico. Esta prevista multa por quebra de SLA e
      descontos, mas nao pagam sua operacao ter ficado fora do ar.
      3. Observacao sobre a redundancia: Quando o provedor te fala que a
      rede dele é redundante, nao se emocione. Isso é obrigacao dele.
O que voce
      deve prestar atencao é a redudancia da Ultima milha, do POP dele até seu
      predio.
      4. Se for um ponto final de rota, deve haver duas rotas de fibras
      chegando. Se for um ponto entre outros dois pontos voce pode ter
uma so uma
      rota chegando pois tera outra saindo para o proximo POP e assim terá
      redundancia também.
      5. Nao esqueca de que ter duas rotas de fibra chegando em um switch
      só sacrifica parte do seu esforço para deixar o circuito redundante. Se o
      SW queimar , suas duas rotas caem. O melhor é ter dois switches em cada
      ponta para receber cada circuito  em um.
   6. Preço
      1. Em SP vc vai achar de tudo, desde 3500 até 7 mil reais para
      circuito flat de 100Mb.
   7. Atendimento
      1. Todo provedor é obrigado a ter atendimento 24x7, portanto isso nao
      é merito.
      2. O merito é vc ter a informacao rapida e clara na hora que mais
      precisa, quando dá problema.
   8. Serviços agregados
      1. Voce pode querer agregar serviços para baratear a solucao total,
      por exemplo contratando uma hospedagem em nuvem, colocation, etc.

Se essa RFP for em SP, fale comigo em PVT, por favor. Quero participar.

Abs,

Felipe