[GTER] Expansão de rede interna

davi peres daviperes at gmail.com
Wed Jun 26 15:23:55 -03 2013

Galera, ja fiz esse questionamento a outra lista e gostaria de ver o que
vocês me indicam sobre minha rede interna.

Como alocar os ips e configurações eu sei, mas tenho algumas dúvidas do que
é o correto a se fazer:

Eu tenho a rede 192.168.0.x e esta se esgotou. Agora preciso expandir, qual
a melhor maneira de proceder para expandir a rede local?
Sei que dá para adicionar um segundo ip 192.168.3.x à minha placa de rede
mas não é exatamente a solução correta... essa questão de 2 ips na mesma
placa ja me gerou muitos problemas de firewall.

Melhor eu adicionar outra placa de rede ao gateway e ligar ao mesmo switch?
( se eu fizer isso não estarei fazendo o tráfego todo dar uma volta à rede
e voltar para o switch do qual saiu ? )

Melhor eu designar faixa /16? 192.168.x.x e mover minhas filiais para outra
faixa?

Tenho tambem outras redes de filiais com 192.168.1.x 192.168.2.x estao
todas interligadas por uma vpn.

Desde já obrigado