[GTER] Gestão de tráfego FTTH

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Tue Jun 18 16:26:26 -03 2013

Aloha Rodrigo,

Realmente a sua preocupação é válida: se há gente fazendo rateio de plano
de 2mbit/s, que dirá de 50mbit/s. E na minha avaliação, se trata mais de um
problema socioeconômico do que técnico. Minha sugestão é combinar as
técnicas para cobrir múltiplos casos: TTL + limite de conexões simultâneas
+ Burst diferenciado.

Para dar uma segunda chance ao limite de tráfego, uma abordagem heterodoxa
que pensei foi ao estourar o tráfego, o limite de conexões simultâneas ser
reduzido mais ainda. Assim, a revenda não autorizada da conexão
compartilhada que você vende seria inviabilizada e o cliente ainda teria
num uso comum (navegação, e-mail, jogos) uma sensação de conexão rápida.
Basta fazer medições para chegar em um número aceitável para conexões
simultâneas.

Abraços,

Kurt Kraut