[GTER] Lentidao no Youtube e Netflix

Rafael Koike koike.rafael at gmail.com
Tue Jul 30 08:05:19 -03 2013

Luis, a pratica existe a partir do momento que um provedor como NET ou
Telefonica não decide colocar um appliance do Netflix ou Google dentro do
seu datacenter.
Ou até mesmo quando um provedor desses não aumenta sua conexão de peering.
O problema é que legalmente ele pode fazer isso porque não existe lei que
obrigue ele a faze-lo.
Então o que sobra é que os usuários são os mais prejudicados porque a
performance do Youtube fica ruim ou a performance do Netflix fica ruim.
Se eles estão tentando cobrar do Netflix ou do Google dinheiro eu não sei.
Mas tenha certeza que o serviço é muito ruim.
Eu por exemplo já reclamei varias vezes com a NET sobre problemas de
performance e normalmente eles não resolvem.
Outro ponto interessante é a definição do que é Broadband. (Minimo de 4Mbps
de Download e 1.5Mbps de Upload)
Neste caso praticamente nenhum provedor no Brasil oferece Broadband já que
o UPLOAD das conexão mal chega a 1Mbps aqui!!
Minha NET 10Mbps tem Upload de 800kbps!!!! :-O
E para piorar os nossos queridos politicos aceitaram fazer uma alteração no
marco civil da Internet onde os provedores não serão mais responsáveis pela
entrega de velocidades minimas. (Um total retrocesso brasileiro e um enorme
prejuizo para os consumidores).