[GTER] Melhor solução de Link Ethernet USA to Brazil.

jefferson.dias at gmail.com jefferson.dias at gmail.com
Tue Jul 30 00:14:39 -03 2013

Senhores,

Tenho pouca experiência em links internacionais, mais precisamente entre
USA e Brasil e estou com um problema de latência e performance de rede
entre meu novo DC em Miami e os provedores brasileiros, onde em alguns
casos algumas operadoras como a BrasilTelecom hoje Oi, ao tentar alcançar
meus IPs em Miami, joga o trafego para NY para depois ir para Miami e com
outras operadoras temos cenários que variam de melhores e piores que este.

Sei que a latência entre 130ms e 140ms é aceitável para este tipo de
distancia/conexão, mas em alguns casos como da Oi, onde a quantidade de
hopes fica maior e a soma da latência dos hopes inviabiliza minha operação.

Hoje todos os nossos clientes são do Brasil com raras exceções vindas do
exterior.

Contratamos um link ethernet 100mb/s com a Level 3 Miami, onde optamos por
este carrier devido ao mesmo ter ponto de presença no Brasil e em SP.

Estamos pensando em uma saída lan2lan miami > brasil onde nossos usuários
entrariam em nossa rede pelos IPs Brasileiros junto a Level 3 Brazil e
então seriam roteados para Miami via link lan2lan MPLS. Esta saída tem um
custo adicional muito alto e pela ótica do objetivo principal da migração
ser de redução de custo, esta solução não seria nada aceitável.

Já pensamos em nos tornar um AS para poder publicar nossas próprias rotas,
mas acreditamos que o tempo que este processo levaria até efetivamente
estarmos publicando rotas e direcionando trafego para o novo DC seja
impeditivo para esta solução, e também não vejo que apenas isso resolveria
este problema. (minha visão míope da situação)

Também ouvi falar sobre o DIA Dedicated Internet Access, mas ainda não
consegui identificar a diferença entre o serviço que tenho hoje e este DIA.

Resumindo, migramos de DC do Brasil para USA para minizarmos os custos com
Infraestrutura e agora me vejo em um beco ainda sem saída.

Agradeço desde já qualquer comentário ou observação feita em cima deste
assunto, pois como citei anteriormente foge do meu conhecimento tal solução
para este problema.

Abs.

--
Jefferson Dias