[GTER] RES: RES: ONU Comba - Alguém já utilizou?

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Fri Jul 26 14:08:48 -03 2013

On Fri, Jul 26, 2013, at 11:31, Lista wrote:
> Entendo, que exista o OAM para se basear, mas qual o motivo dos fabricantes
> não levar para um padrão onde todos se conversam e interoperam?
> Isso seria bom para o fabricante, e para o cliente. Como no caso do nosso
> amigo que tem OLT Furukawa, por algum motivo não quer mais comprar ONU
> deles, se tivesse total compatibilidade, vocês venderiam mais ONU's, isso
> digo de maneira vice e versa.

Bom, existe o G.988 (ITU-T ONU management and control interface (OMCI) specification).

Resta saber se as OLTs e ONUs implementam a totalidade dele, e se o G.988 é suficiente para a completa gerência da ONU.  Desconfio que o problema esteja na parte da "gerência completa", e na existência ou não de testes de interoperabilidade.

Cabe notar que o G.988 tem alterações bem recentes (10/2012).

http://www.itu.int/rec/T-REC-G.988-201210-I/en

Note que isso só cobre GPON, e não EPON/GEPON. Não sei se há padronização (completa ou incompleta) no âmbito do EPON/GEPON.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond