[GTER] Links WAN

Alexandre Pires Avilla [Dominioz Telecom] ale.avilla at dominioz.com.br
Thu Jul 25 23:20:05 -03 2013

Marcos
A forma de entrega do link depende de alguns fatores, mas não é regra
sempre entregar via serial.

Um exemplo seria os links via fibra.
Quando o link chega fisicamente em fibra temos algumas opções, vou
destacar duas:

1. Chega em um media converter que passa o mesmo para porta elétrica
(udp) entrando em um roteador com porta wan eletrica.
2. Chega diretamente em um roteador com porta wan gbic (fibra)

Nos dois casos acima não necessita que a porta wan do cisco seja uma
serial pode ser uma wan elétrica ou ótica

Tenho 4 roteadores de borda em minha rede, os 4 links chegam em fibra
em locais físicos diferentes, 2 deles chegam em media converter e
passam pra elétrica (gigabit) outros dois da fibra direto pro gbic do
roteador.
Os 2 que passam pelo media é que os routers deles não tem porta gbic,
e os que tem entram direto. Vou trocar um dia destes tudo pra gbic.
Se não me engano as seriais tem velocidade máxima de 2 mbps por porta,
imagina o tamanho do router para suportar um link de 100 mbps via
serial.
Quanto a comunicação entre eles também depende de alguns fatores.

Posso destacar o meu caso:

Tenho 2 roteadores que se comunicam via fibra, são interligados por
portas gbic, com fibra no percurso inteiro.
Tenho outro lado da minha rede que eles se comunicam via radio licenciado.

No caso dos enlaces via radio as portas de saída de cada radio também
são fibras óticas, sendo assim tenho a comunicação por fibra entrando
nos roteadores, mas a comunicação entre eles é por radio. Mas so pra
complicar um pouco mais, estes mesmos rádios também tem portas
elétricas, sendo assim posso realizar a comunicação via elétrica ou
ótica.

O radio com porta otica -
https://www.saftehnika.com/upload/Image/Images/Other/News/Lumina_release.jpg
O mesmo radio com porta elétrica -
https://www.saftehnika.com/upload/File/Image/Images/Products/CFIP/Lumina/Lumina_electrical_ports_800px.png
Os 3 tipos de porta que o lumina pode ter - 2 elétricas ou 2 óticas ou
1 elétrica e 1 ótica -
http://www.wirelessguys.com/_shop/saf/cif-lumina-ports.PNG

O cisco com gbic
http://www.cisco.com/en/US/docs/routers/7200/install_and_upgrade/gbic_sfp_modules_install/5067g.html