[GTER] IPv6 na Embratel

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Thu Jul 25 20:13:33 -03 2013

On 25/07/13 15:29, Danton Nunes wrote:

> digamos que a CPE autoconfigure a interface com a operadora, e receba
> por ela um endereço /48, p.ex. por DHCPv6. é brincadeira de criança
> derivar um /64 daí. ela pode por esse /64 na interface interna e se
> anunciar para a rede interna como roteador. a macacada interna se
> autoconfigura por SAA. não haverá confusão entre endereços internos e
> externos porque na tabela de rotas o prefixo mais específico tem
> precedência. o endereço próprio do roteador (CPE) pode ir para uma
> interface tipo loopback com /128 e fica 'pingável' tanto de fora quanto
> de dentro.

Acho que o exemplo na experiência de DHCP-PD (Prefix Delegation), página
108, na apostila de laboratório do IPv6.br pode ajudar a entender [1].

Exemplos pra Mikrotik em [2] e [3]. Acho que a discussão em [4] pode ser
útil também. Tem um exemplo mais completo nela onde a wan trabalha com
IPs link-local, e a lan recebe o prefixo via DHCP-PD e anuncia
internamente via SLAAC.

[1] http://ipv6.br/download/Apostila_Lab.pdf (pra fazer o download é
preciso antes se logar no ipv6.br, pode usar login do google, facebook,
yahoo, ou criar um próprio no site).
[2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IPv6/DHCP_Client
[3] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IPv6_PD_over_PPP
[4] http://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=2&t=60928