[GTER] IPv6 na Embratel

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 25 09:18:28 -03 2013

On Wed, 24 Jul 2013, Vinícius Garcia wrote:

> uhahuahu galera, eu sei... só não consigo visualizar uma residencia
> precisando de 65536 IPs. Com certeza ainda há o sentimento do v4 de pão
> durismo com IP porque é limitadasso, mas não consigo enxergar em um futuro
> distante a utilização disso tudo numa residencia.

não é questão de usar 64K endereços, é poder usar a facilidade de auto
configuração em que o endereço MAC é embutido no endereço IP. Se você
quiser alocar um bloco menor, /120, por exemplo, pode. Só que nesse caso
perde a chance de usar o SAA.

> Mas tudo bem. Voltando a minha questão (ainda não consegui ler o que o
> amigo me enviou), mas a ideia é essa mesmo de o router do cliente pegar
> esse /64 (ou /60, /48 que seja, o que o ISP entregar) e distribuir isso
> tudo dentro da LAN dele, certo?
> Qual é a maneira técnica de fazer isso?

Basta o roteador se anunciar. No Linux isso é feito por um programinha
chamado radvd (portado do BSD, se não me engano).