[GTER] Solução de Cache para provedores pequenos

Tiago Furbeta tfurbeta at cangere.com.br
Thu Jul 25 09:04:19 -03 2013

temos peerapp aqui, rodando em um dell r720, até o momento tem nos atendido
muito bem, suporte deles é rapido, temos contato direto com técnicos
brasileiros, realmente o hardware é salgado, ainda mais se a política for
IN LINE, vai precisar de uma placa by-passed, já que o sistema funciona em
bridge, ele não é um proxy, importante ficar atento, como é somente cache,
se a internet cair, o conteúdo em cache fica inacessível, outro detalhe é
que a política de cache dele é bem conservadora, o sistema armazena um
objeto apenas no segundo hit, ou seja, o terceiro cliente em diante que
solicitar o mesmo objeto receberá do servidor, prós: evita armazenamento de
objetos que não são populares, ninguém quer um video de zoofilia de vários
gigas que apenas um maluco em sua rede acessou armazenado por um longo
período, sem um novo hit... contras: a cache cresce lentamente, para se ter
uma idéia, com um tráfego com picos de 50 Mbps, ela deve crescer, em média,
15 GB/dia... bom, é isso