[GTER] Utilizar baterias de 48 amperes automotivas

Emerson Araujo araujoprog at gmail.com
Wed Jul 17 11:00:41 -03 2013


Bruno, sua afirmação não está totalmente correta, a diferença entre
automotiva e estacionária está na construção interna sim, mas de uma forma
diferente vejamos:

Bateria automotiva é construída de forma a suportar altos picos de
correntes por curtos períodos de tempo (uma bateria automotiva suporta
corrente de pico de até 10 vezes sua corrente nominal), como por exemplo na
partida, isso se consegue aumentando o numero de placas internas, mas para
aumentar o numero de placas é preciso diminuir a espessura delas, e quando
a bateria está em descarga as placas sofrem corrosão, e como as placas da
bateria automotiva são mais finas quando mais tempo descarregando mais ela
vai se danificando.

Já a bateria estacionária é construída de forma a suportar
grandes períodos de descargas com corrente constante, a quantidade de
placas internas é menor mas são mais grossas resistindo mais ao efeito da
corrosão.

As duas baterias podem ser usadas em nobreaks sem problema algum, ambas tem
as mesmas características de armazenamento de carga o que muda é a
descarga, as chances de danificar uma bateria automotiva por descarga
profunda é muito maior do que em uma bateria estacionária.


Em 17 de julho de 2013 10:21, Carlos André <candrecn at hotmail.com> escreveu:

> E se possível usem seladas né? Ninguém vai querer ficar respirando gás
> toxico em lugar fechado :P
>
> Atenciosamente,
>
> Carlos André
>
>
> cand...... at hotmail.com
>
> > From: bruno at openline.com.br
> > To: gter at eng.registro.br
> > Date: Wed, 17 Jul 2013 10:02:18 -0300
> > Subject: Re: [GTER] Utilizar baterias de 48 amperes automotivas
> >
> > A diferença de bateria estacionaria para bateria de carro NÃO É essa que
> você está falando
> > Não é que o no-break "não consegue" carregar, consegue sim, usei bateria
> automotiva em no-break por anos sem problemas.
> > A questão é que a bateria num carro está em constante movimento
> "balançando" a solução dentro da bateria. Uma bateria num no-break fica
> parada o tempo todo, e com isso ocorre decantação da solução de bateria. E
> as placas dentro da bateria tocam na solução decantada, causando curto
> circuito interno até destruir a bateria
> > Solução simples: uma vez por semana ou por mês "balance" as baterias
> automotivas, para impedir a decantação espalhando as partes metálicas
> dentro da solução de bateria. As baterias ditas estacionárias apenas tem as
> placas internas mais altas em relação as baterias de carro, de forma que a
> decantação não é um problema.
> > []s !3runo Cabral
> > --
> > Cursos e Consultoria BGP
> >
> > > Cara não use baterias automotivas a maioria dos no-breaks não
> > > conseguem carregal-las
> > > use baterias estacionárias no lugar.
> >
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